Orientações Pós-Operatórias em Cirurgia Bucal

Primeiras 24 Horas (1ºdia)
1. Dieta líquida ou pastosa, fria ou congelada. Por exemplo: sorvete, vitamina de frutas, iogurte, sopas frias.
2. Bolsa de gelo na face: aplicar por 10 minutos com intervalo de 5 minutos. Recomenda-se proteger a pele com vaselina ou cremes hidratantes antes da aplicação do gelo, para evitar queimaduras. O gelo é extremamente importante para evitar hemorragias e inchaços intensos.
3. Manter repouso: evite esforços físicos mais intensos, exposição ao sol, esportes, etc.
4.Evite ficar cuspindo, fazer bochechos vigorosos, ou sugar canudinhos, isto estimula o sangramento nas primeiras horas após a cirurgia. Um pequeno sangramento é normal. Se ocorrer um sangramento mais intenso, morda firmemente uma gaze sobre a área da cirurgia por uns 30 minutos.
5. Manter a higiene bucal através de escovação com escova dental macia e, na área da cirurgia, efetuar a limpeza com um cotonete úmido em uma solução anti-séptica, soro fisiológico ou água salina. A higiene é extremamente importante para evitar complicações ou infecções pós cirúrgicas.
6. Manter a cabeça mais elevada ao deitar-se, utilizando um travesseiro alto ou dois travesseiros normais.
7. Não puxar os pontos, retornar após 7 dias para a remoção dos mesmos.

De 24 a 48 horas após a cirurgia (2º dia)
1. Dieta pastosa á temperatura natural.
2. Manter repouso.
3. Evitar cuspir ou fazer bochechos mais vigorosos.
4. Manter higiene bucal.

Após 48 horas (a partir do 3º dia)
1. Dieta livre conforme tolerância.
2. Manter repouso.
3. Fazer bochechos com solução anti-séptica ou soro fisiológico ou água salina morna (½ colher das de chá de sal em um copo de água morna)  seis vezes ao dia.
4. Manter a higiene bucal.
5. Se o rosto estiver inchado após 48 horas da cirurgia, fazer compressas mornas na face de 4 a 6 vezes ao dia, até desinchar.

Observações:
1. O inchaço após a cirurgia é considerado normal. Ele atinge seu pico máximo em cerca de 48 horas e geralmente dura 4 a 6 dias. Às vezes o inchaço é muito acentuado e pode ocorrer uma dificuldade de abrir a boca.

2. Raramente poderão ocorrer hematomas ou equimoses (manchas arroxeadas na pele). Isso é considerado normal para algumas pessoas e depende do tipo de cirurgia realizada e desaparece após 7 a 14 dias.

3. Tome os medicamentos corretamente conforme o receitado

4. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida.

Dr. Cristiano Lopes Belem

Deixe seu comentário

Comentar

By | 2018-01-31T19:27:28+00:00 11/09/2017|Manual do Paciente|