As placas para tratamento do Bruxismo são, quase sempre, a melhor opção para conter o problema. Pacientes que foram diagnosticados com essa disfunção precisam iniciar o acompanhamento odontológico o mais cedo possível para evitar um desgaste maior dos seus dentes.

O Bruxismo pode ser desenvolvido por crianças e adultos e as razões são diversas. As placas oclusais ajudam a bloquear o ranger dos dentes, ação típica de quem sofre com a disfunção, além de trazer outros benefícios. Eu já publiquei um post bem completo sobre o Bruxismo e se você ainda não viu, eu indico essa leitura para conhecer mais sobre o diagnóstico, sintomas e causas.

Aqui, quero mostrar sobre os principais tipos de placas para tratamento do Bruxismo e quando cada um deles é indicado. Confira.

Principais tipos de placas para tratamento do Bruxismo

As placas para tratamento de Bruxismo podem ter diferentes modelos e serem fabricadas de outros materiais, mas os dois mais comuns são o acrílico, o silicone. A escolha por esse material inclui motivos como a durabilidade, o baixo ou nulo risco de rejeição ou reações alérgicas e outros fatores.

A escolha por um dos dois tipos de placas para tratamento de Bruxismo vai depender da necessidade do paciente e da escolha do dentista. É preciso um diagnóstico preciso e um acompanhamento correto neste momento.

A placa de acrílico ou Miorrelaxante, é completamente rígida e ajustável. Esta é a melhor indicação para impedir a hiperatividade muscular de ranger dos dentes, que é o apertamento associado com movimentos musculares.

As placas termoplastificadas de silicone macias e as de acetato, um outro material mais rígido similar ao acrílico, não possuem esta capacidade.

As placas de silicone, por serem mais macias, são consideradas mais confortáveis por alguns pacientes. Contudo, elas só devem ser indicadas para uso em curto período em casos que apresentam dores relacionadas com disfunção na articulação temporo-mandibular, ou ATM. Os sintomas dos dois problemas são bem similares, mas é preciso o correto diagnóstico através de uma consulta no dentista para optar por uma placa ou outra.

Como funciona o uso das placas

A principal função das placas para tratamento do Bruxismo é desocluir os dentes, permitindo que o paciente tenha um relaxamento muscular maior. Elas também devem aliviar a ação de ranger os dentes, evitando também o desgaste deles.

O uso deve ser indicado pelo seu dentista. Um paciente jamais deve optar por ter uma placa por escolha própria. As mesmas também pedem um acompanhamento odontológico, para saber como está o controle do Bruxismo.

O tempo de uso varia de paciente para paciente no caso das placas macias, que tem indicação apenas para uso temporário. Já o tratamento a Placa Miorrelaxante, é de uso permanente, (geralmente apenas para dormir) pois o Bruxismo não tem cura.

Quando a placa é indicada

Logo que seu dentista diagnosticar o Bruxismo as placas podem ser indicadas para uso desde que não haja Independente do grau que a sua disfunção esteja, elas serão indicadas. É preciso, como eu citei anteriormente, manter visitas regulares para acompanhar a progressão do tratamento, e fazer o refinamento dos ajustes.

Você quer começar a usar as placas para tratamento de Bruxismo? Então o que acha de marcar uma consulta comigo? Basta clicar no botão do Whatsapp que está logo abaixo e podemos conversar.

AGENDAMENTO DE CONSULTAS