Muitas pessoas se esquecem de ir ao dentista de maneira periódica, e não sabem que estão cometendo um atentado contra seus dentes e sua saúde bucal. Se você faz parte desse grupo e não vai ao dentista com regularidade, ainda há tempo para mudar.

Hoje, vamos te mostrar alguns motivos que tornam a ida ao dentista uma obrigação para preservação da boa saúde bucal. Entenda mais e mude os seus hábitos para ter melhor qualidade de vida!

Precisamos fazer visitas periódicas

Primeiramente, é necessário entender que um dentista é como um médico regular. Você precisa visitar o consultório e fazer alguns exames de tempos em tempos. É o mesmo que ocorre, por exemplo, com exames de vista.

É interessante ter um dentista de confiança, para regularizar as visitas. Se a sua saúde bucal está em dia, não precisa visitar toda hora. Uma ou duas visitas a cada 6 meses está de bom tamanho.

Limpezas são necessárias

A limpeza é um procedimento padrão que se faz altamente necessário quando você vai colocar aparelhos ortodônticos, por exemplo. Entretanto, elas são recomendadas para todos que querem preservar a saúde bucal, mesmo sem essas exigências mais urgentes.

O processo é simples, rápido e prático. Além disso, não dói, podendo causar apenas alguns leves incômodos no paciente. Geralmente, o seu dentista vai solicitar uma limpeza, mas você também pode relatar sobre o seu interesse. Esse procedimento é usado tanto para fins estéticos, quanto para fins de higienização.

Sangramento gengival, um alerta que não deve ser ignorado

O sangramento gengival é uma alta sensibilidade nos dentes. É um alerta que geralmente passa despercebido, mas que não deveria. Se você está apresentando esse sintoma, significa que precisa visitar o dentista com mais frequência.

É importante entender que a sua saúde bucal também precisa ser monitorada. De fato, um sangramento pode passar em alguns dias, mas a razão pela qual ele começou pode ainda não ser totalmente resolvida. É por isso que temos que fazer uma checagem completa.

Em muitos casos, esse sangramento é um sintoma de uma doença periodontal mais grave e necessita, portanto, de tratamentos específicos e acompanhamento contínuo.

Quem tem restauração, prótese ou implante precisa de consultas de revisão

Essas três condições são como atestados de visita permanente ao dentista. Você não pode ter uma prótese, por exemplo, é não ir checar se ela precisa de alguma manutenção ou restauração.

Falando em restaurações, um dos métodos de aceleração desses tipos de tratamento mais comuns é chamado de ajustes oclusal. É por meio dele que o dentista desgasta ou acrescenta materiais ao local, para promover um andamento mais dinâmico do tratamento, melhorando a saúde bucal em grande quantidade.

Tratamentos ortodônticos e clareamentos finalizados precisam ser acompanhados

Por fim, não devemos deixar de falar dos tratamentos de maior duração, como a correção com aparelhos e os processos de clareamento. Estes procedimentos, aparentemente mais simples aos olhos do paciente, precisam de acompanhamento odontológico após finalizados, pois são modificações no organismo e precisam de atenção para que se mantenham os resultados.

Viu como a visita ao dentista é importante para preservar a saúde bucal?

E você, já marcou a sua?