O aparelho ortodôntico se torna essencial para algumas pessoas. Contudo, há muitos pacientes que precisam ou precisarão desse tipo de tratamento e ainda não sabem. Não é apenas a insatisfação com a aparência dos dentes que aponta sinais de que você precisa de um aparelho, muitas outras questões precisam ser levadas em conta. Listamos quatro delas. Veja quantas você se encaixa.

1 – Dificuldade de mastigação

Eu coloquei esse sinal primeiro por ser um dos que mais gera queixa em meu consultório. É comum que pessoas não percebam que seus dentes precisam de correção, mas sentem o desconforto na hora de mastigar.

A sua mordida pode estar errada por diversas questões como a falta de alinhamento dos dentes, o encaixe errado da arcada dentária, fraturas, entre outras.

2 – Dor na mandíbula

Se você sente dor na mandíbula isso pode identificar o Bruxismo, desgaste dentário ou diversos outros problemas. Essa dor pode gerar diversos outros desconfortos como dor de ouvido ou dor de cabeça, por exemplo. O aparelho ortodôntico e um acompanhamento odontológico correto vai ajudar a sanar o problema e trazer de volta o conforto nessa região.

3 – Dentes tortos é a principal causa do uso de aparelho ortodôntico

Os dentes apinhados são perceptíveis, mas nem sempre incomodam o paciente. Isso faz com que ele não se preocupe em procurar um dentista e optar pelo uso do aparelho ortodôntico.

Coloquei essa questão aqui para destacar que não é preciso cuidar apenas quando o quadro for extremo. Dentes regulares e alinhados trazem uma autoestima maior, melhora a sua mastigação e evita diversos outros problemas bucais. Cuidar o mais cedo possível evita dores de cabeça no futuro.

4 – Dentes afastados

O que a odontologia chama de Diastema é o quadro em que o paciente possui um afastamento incomum entre um dente ou outro. Isso acontece em poucos dentes ou em toda a arcada dentária. O último caso é, geralmente, quando a pessoa tem dentes em tamanho ou quantidade inferior ao considerado normal.

A Diastema pode surgir por diversos motivos. Há dois que são os mais comuns.

  • Quando há a extração de um ou mais dentes e não houve o preenchimento do espaço com um implante dentário;
  • Quando o paciente não apresenta a formação equilibrada da arcada dentária, quando alguns dentes não chegaram a nascer, dentes com anomalia de forma ou uma discrepância entre o tamanho da estrutura óssea e a o volume dos dentes

Em todos os casos acima há probabilidade de acontecer em crianças, jovens ou adultos. Reforço que, quanto antes o aparelho ortodôntico for indicado e colocado pelo seu dentista, mais rápido você terá a resposta da sua estética bucal e melhor ficará a sua saúde dessa área.

Você acha que se encaixa no perfil acima? Então que tal marcar uma consulta comigo? Entre em contato com minha equipe por e-mail ou pelo Whatsapp, clicando no botão abaixo.

ENVIE SUA MENSAGEM