O sorriso faz parte da minha história.

Dr. Cristiano Lopes Belem

“Como eu me tornei em um especialista em ajudar pessoas de todas as idades a conquistarem qualidade de vida e autoestima através do poder do sorriso, unindo diversas áreas de atuação com a personalização do atendimento e a conveniência de um único dentista.”

Cresci em uma família que sempre prezou muito pela importância do estudo. A maioria dos meus tios tinham profissões tradicionais, como médicos e advogados…

Meu pai era engenheiro elétrico da recém extinta Celg – Centrais Elétricas de Goiás e cresci muito envolvido com os assuntos de engenharia. Na escola sempre gostei muito de química, física, geometria, mas também não menos das ciências biológicas.

A minha madrinha Waldina Belém, irmã mais velha de meu pai, era cirurgiã-dentista especialista em Ortodontia pela UFRJ, e era tida como “caxias” pelos famíliares. Ela era casada com meu padrinho, Manuel Ogando, que também era cirurgião-dentista especialista em Periodontia. Eu cresci vendo essa admiração e respeito de todos por eles e acredito que fui formando em minha consciência uma imagem muito boa sobre ser dentista e sobre tudo que a profissão poderia proporcionar às pessoas. Mas como a influência de meu pai obviamente sempre foi maior, eu tinha certa convicção que me tornaria um engenheiro, só não sabia em que área. A minha irmã Renata Belém, um ano mais velha que eu estava indecisa entre os cursos de Medicina, Odontologia e até Fisioterapia. Os anos do ensino médio passaram rápido e quando dei por mim eu já tinha que escolher qual o curso para prestar o vestibular. Mas a Odontologia foi surgindo e crescendo como opção e como ideal de vida. No primeiro vestibular, no final de 1993, prestei para Engenharia Elétrica na UFG – Universidade Federal de Goiás e na USP – São Carlos. Passei na primeira fase das duas provas.

Bom, como a segunda fase dos dois vestibulares seriam apenas no início de 1994 eu “parei” para descansar durante o recesso de final de ano. Esse tempo foi primordial para que eu refletisse bastante sobre os meus potenciais, a minha grade habilidade manual, detalhismo, senso estético mas principalmente sobre algo que sempre me incomodava, que era a minha dificuldade na disciplina de matemática, o meu Calcanhar de Aquiles.

A minha vantagem era todo o tempo de uma vida à frente e nenhuma pressão familiar para tomar uma decisão logo. Foi então que decidi tomar uma atitude radical. Eu cancelaria os vestibulares, não faria as provas da segunda fase e me inscreveria para fazer cursinho durante todo o ano de 1994.
Nesse período fui pesquisando cada vez mais sobre a Odontologia, com os raros recursos da época.

No início de 1994 minha irmã entra para o curso de Odontologia na UNAERP em Ribeirão Preto-SP o que me influenciou também. Naquele ano tudo foi me direcionando para a Odontologia. Fui me tornando naturalmente um craque em biológicas. Já na época eu tinha a consciência que tinha que investir nos meus pontos fortes e não gastar minha energia com os meus pontos fracos. Resolvi simplesmente não estudar mais matemática, apenas assistia às aulas obrigatórias do cursinho. Também foquei em prestar vestibular em apenas duas universidades: USP-Ribeirão Preto e UFG.

Resumindo, no início de 1995 eu estava aprovado nas duas faculdades, escolhi a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP e tive todo apoio de minha mãe apesar dos maiores gastos financeiros por morar em outra cidade. Sou eternamente grato aos meus pais por essa grande conquista e também aos meus padrinhos pela influência e inspiração.

Me formei no final de 1999 e como sempre acreditei que o melhor caminho é ter autonomia, já no ano 2000 abri meu primeiro consultório próprio na cidade de Rio Verde-GO. No final daquele ano meu pai falaceu e resolvi retornar à Goiânia. Durante todo o ano de 2001 construí a clínica em que meu atual consultório está instalado em um terreno da família. Em 17 de março de 2002 iniciei neste local minhas atividades nas quais me dedico integralmente e onde tenho, desde então, a honra de receber meus pacientes.

Como todo dentista recém formado, comecei fazendo procedimentos de clínica geral. O básico, mas de maneira sempre caprichada e com as melhores técnicas disponíveis na época. Ainda possuo muitos pacientes daquele período e por isso, posso ter satisfação de acompanhar até hoje os bons resultados de meus primeiros trabalhos. Sempre tive a consciência de minhas limitações mas nunca deixei de acreditar em todas as qualidades que eram atribuídas a mim através de elogios. Mas essa confiança crescente por parte de meus pacientes começou a esbarrar na falta de especialização e em não disponibilizar procedimentos mais complexos. Foi então que comecei a investir em cursos, equipamentos e infraestrutura.

Informatizei todas as informações como cadastros, ficha clínica, prontuários, emissão de receituários, etc.

Adquiri um equipamento de Laser para clareamento e Laserterapia, sistema rotatório para tratamento de canal, centrífuga para uso de membranas regenetarivas feitas com células sanguíneas . Fiz Pós-graduação em Ortodontia, Atualizações em Endodontia, Especialização em Implantodontia, cursos de lentes de contato, atualização em cirurgia avançada.

Hoje vejo que todo o investimento tem valido à pena pelos comentários e avaliações que tenho recebido. A satisfação de um cliente e um relacionamento recíproco de respeito e confiança não tem preço e nenhum retorno financeiro pode substituir. Outro fator importante é o prazer que tenho em atuar em diferentes especialidades pois vejo que isso me realiza de várias formas ao usar todas as minhas potencialidades. Além de ser muito conveniente para o paciente integrar vários tratamentos com um único profissional, em um único local e muitas vezes em uma única sessão.

Em toda minha trajetória profissional eu já ajudei inúmeras pessoas das mais diversas idades e até famílias inteiras a atingirem seus objetivos através do poder radiante do Sorriso. De fato, esta é a minha grande paixão e missão de vida: “Empoderar pessoas através do Sorriso.”

O sorriso vai muito além da questão estética, o sorriso é energia que primeiro contagia o seu estado de espírito para consequentemente contagiar todos ao seu redor. Afinal, o sorriso faz parte das grandes conquistas, o sorriso faz parte dos grandes momentos.