O Que São Aparelhos Invisíveis

Aquele sorriso perfeito, alinhado e sempre bonito é o desejo da maioria das pessoas. Uma das principais formas de trazer essa aparência para muita gente é a utilização de aparelhos ortodônticos. Além dessa possibilidade, a ortodontia oferece também os alinhadores invisíveis, que para muitos pacientes é uma opção estética bem melhor.

Eu não quero falar aqui apenas o quanto os alinhadores invisíveis são esteticamente uma melhor opção para os pacientes. A abordagem sobre eles realmente vai bem além disso. Esse é, inclusive, um dos erros muito comum em blogs sobre o assunto. Neste post, quero mostrar o que são os alinhadores ortodônticos e o que você precisa saber sobre eles antes de optar pelo uso. Confira.

Entendendo como funcionam os alinhadores invisíveis

Sim, os alinhadores ortodônticos também são uma alternativa para quem precisa corrigir o alinhamento dos dentes. Esse sistema utiliza placas de acetato, um tipo de plástico totalmente transparente. Todo o conjunto de placas necessárias para o tratamento são confeccionadas no início e são entregues gradualmente ao paciente à medida que a correção se estabeleça. Por isso é necessário o uso assíduo e correto seguindo as orientações do ortodontista.

Esses aparelhos invisíveis irão movimentar gradualmente os dentes de forma que, após o tempo projetado pelo dentista, haja a mudança esperada no sorriso e na saúde da boca. Cada pessoa pode passar um tempo diferente com os alinhadores. Esse tempo é calculado pelo profissional, que leva em conta as necessidades pessoais de cada um.

Quem pode usar os alinhadores ortodônticos?

Pessoas de todas as idades podem utilizar os alinhadores invisíveis. Eles são opção viável desde que o dentista aprove o uso. Cada pessoa apresenta uma necessidade diferente. Se o seu problema puder ser resolvido com os alinhadores, você está livre para utilizá-lo.

Para quem é indicado o uso de alinhadores?

O uso de alinhadores invisíveis são indicados para quem não quer usar aparelho de bráquete, ou por que já usaram ou a atividade profissional não permite o uso de um aparelho fixo visível. Por isso, este tipo alinhador é muito utilizado em atividades de trabalho, inclusive por professores, palestrantes, médicos, advogados, pois não são visíveis quando a uma distância social (a partir de 1 metro).

Ele é perfeito para correção de recidivas (dentes que foram corrigidos, mas voltaram a entortar) e para finalização estética de casos complexos onde o aparelho fixo já fez as principais adequações.

Principais vantagens para o uso de aparelhos invisíveis

Além de trazerem uma aparência mais suave para o paciente, os alinhadores invisíveis trazem uma série de outras vantagens. Listei aquelas que considero mais importantes.

Estética

Como citei logo acima, os aparelhos invisíveis são esteticamente mais atrativos, principalmente para aqueles que precisam estar atentos à essa questão, como é o caso de modelos, por exemplo.

Os alinhadores são quase que imperceptíveis, leves e têm uma aparência mais suave. Para quem deseja aparelhos ortodônticos mais discretos, essa com certeza é a melhor opção.

Higiene facilitada

Como eles são removíveis, os alinhadores ortodônticos têm a higiene mais facilitada do que os aparelhos convencionais. O paciente também está livre para tirar o aparelho para se alimentar, evitando que haja necessidade do uso de escovas especiais.

Menor tempo de tratamento

A grande vantagem é o tempo reduzido de tratamento, pois o movimento de cada dente é milimetricamente programado em etapas por um software específico.

Outra vantagem é poder fazer o clareamento dental durante o uso dos alinhadores, não tendo que esperar o fim da correção para este procedimento.

São feitos sob medida

Por serem confeccionados a partir de uma projeção da movimentação em modelos impressos em 3D, os aparelhos invisíveis são precisos e na medida exata dos seus dentes. Por isso também são mais confortáveis. As placas ficam perfeitamente ajustadas e o risco de abrasão é praticamente zero.

O planejamento é feito após o escaneamento digital dos dentes, do registro da mordida e por meio de fotografias.

Esta etapa pode ser associada ao mais famoso exame de design do sorriso do mundo, o DSD – Digital Smile Design, o que permite um refinamento espetacular do resultado estético.

Você já conhecia os alinhadores invisíveis? Gostou dessa opção de aparelho ortodôntico? Deixe seu comentário!

Se deseja informações diretas ou marcar uma consulta, basta enviar uma mensagem para minha equipe! Estamos à disposição para atender suas necessidades.

Deixe seu comentário

Comentar

By | 2018-01-29T12:17:17+00:00 10/01/2018|Ortodontia|