Entenda Definitivamente a Diferença Entre Prótese e Implante Dentário

Na hora de optar por um tratamento que vá substituir os dentes, que por algum motivo caíram, as dúvidas sobre a diferença entre prótese e implante dentário sempre surgem. Apesar de terem finalidades similares, esses dois tratamentos apresentam as suas particularidades. Conhecer cada uma delas influencia bastante na tomada de decisão.

Neste post eu quero ajudar você a decidir entre a prótese e o implante dentário. O que acha? Preparei um conteúdo bem esclarecedor e simples. Veja.

O que é prótese dentária

As próteses são aparelhos que podem ser instalados na boca do paciente que, por algum motivo, perdeu seus dentes naturais. Elas podem ser fixas ou móveis. A escolha entre um tipo e outro vai depender do desejo do paciente, da análise do dentista, das necessidades reais e outros fatores atestados em consultas.

Esses aparelhos são feitos sob medida e, dependendo da necessidade do paciente podem ter uma base acrílica na cor da mucosa bucal para simular a arcada dentária o mais natural possível.

O que é um implante dentário

Os implantes já são os suportes instalados no osso maxilar a partir de uma cirurgia e que criam a base para receber os dentes artificiais. Esses suportes são feitos geralmente de titânio e, dependendo do caso, também pedem um enxerto ósseo do paciente.

O implante dentário pode ser instalado no dente imediatamente a sua retirada ou após algum tempo sem problema. Contudo, é indicado fazer o quanto antes para que o tratamento não ser mais complexo.

[eBook Gratuito] O Guia Completo Sobre Implantes Dentários

Todas as respostas para suas dúvidas sobre Implantes Dentários

Entendendo a diferença entre prótese e implante dentário

Entender a diferença entre prótese e implante dentário não é muito difícil. Os dois tratamentos são similares, mas tem grandes diferenças. Destaquei algumas:

  • Durabilidade. A durabilidade de implantes e próteses é um pouco diferente. Com a higienização correta, os implantes acabam durando mais;
  • Custo. O valor dos dois tratamentos é bem distinto. O implante tem um custo que pode chegar ao dobro das próteses, mas também oferece maior resistência ao tempo, como você viu no tópico anterior;
  • Manutenção. O tempo de manutenção para os dois tratamentos não se diferencia. Tanto quem fez implante como para aqueles que optaram pelas próteses, precisam manter uma regularidade de visitas ao dentista. O mais indicado é que isso aconteça a cada três meses.
  • Mastigação. Os dois tipos de tratamento oferecem uma mastigação positiva. A diferença entre prótese e implante dentário nesse aspecto é a potência. Como são mais estáveis, os implantes permitem uma mastigação mais forte e segura. Contudo, é importante lembrar que não é indicado a força em nenhum dos dois casos, como comer ossos muito duros, por exemplo.

Entendendo a diferença entre prótese e implante dentário

Existem outras diferenças entre próteses e implantes dentários que serão percebidos em cada caso em particular. Conversar com seu dentista sobre eles é fundamental.

Conclusão

A vantagem dos implantes é preservar a estrutura óssea e os dentes adjacentes ao contrário das próteses que podem até acelerar a perda dessas estruturas e tornar mais difícil uma resolução a longo prazo.

Em casos como desdentados totais inferiores, os implantes já estão sendo considerados o tratamento de primeira escolha ou até o único tratamento devido à grande limitação das próteses totais nesses locais.

Você já conhecia essa diferença entre prótese e implante dentário? O que achou sobre os dois tratamentos? Consegue decidir sobre qual é o melhor para você? Me conta nos comentários! Você também pode entrar em contato com minha equipe e marcar uma consulta para tirarmos suas dúvidas pessoalmente.

Deixe seu comentário

Comentar

By | 2018-01-29T10:21:52+00:00 29/01/2018|Implantes Dentários|