O Que Você Precisa Saber Para Cuidar Bem de Seu Aparelho Fixo

Você sabia que  os aparelhos fixos apresentam grandes vantagens em relação aos sistemas móveis? Entretanto, o seu uso exige cuidados especiais na higiene bucal e na conservação de seus componentes.

Por isso, elaborei o texto abaixo com as principais orientações que acredito serem muito importantes para quem está iniciando esta nova etapa tão importante na conquista do novo sorriso!

Higienização

Resíduos de alimentos e placa bacteriana, ou biofilme como é chamada atualmente,  podem causar manchas e até cáries no esmalte dentário.

Tudo começa com uma boa escova dental macia (recomendo a Curaprox 5460), que deve ser usada após cada refeição. Escove o lado de fora, o lado de dentro e a face oclusal (a parte que morde), em movimentos variados  e bem curtos para que as cerdas penetrem bem nas reentrâncias. Escove também a parte de cima da língua (você pode também usar um raspador), as bochechas e até o céu da boca!

O fio dental deve ser usado com o Passa-fio, um tipo de agulha de plástico, por pelo menos duas vezes por dia. Uma opção ao passa-fio é o fio dental Superfloss da Oral-B que já vem com uma ponta rígida. Usa-se a agulha ou a ponta rígida para facilitar a passagem do fio dental por trás do arco do aparelho. Também recomendo bochechos diários com uma enxaguante bucal com flúor e sem álcool (Colgate Plax, Oral-B, ou Sensodyne).

Mais dois tipos de escovas auxiliares finalizam o ritual, a escova interdental, que possui uma pequena haste metálica com cerdas em forma cilíndrica para higienizar entre os bráquetes (as partes coladas do aparelho) e até entre os dentes caso tenha algum espaço entre eles. A outra é a escova de tufo, como o próprio nome diz, uma pequena concentração de cerdas que servem para limpar pontos mais específicos (principalmente resíduos de alimento presos dentro de bráquetes). Procure na drogaria o modelo Intertufo da marca Bitufo que possui essas duas escovas em um só produto.

Nunca utilize palito, você poderá danificar o aparelho e machucar seus dentes e gengivas.

Alimentação

Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os duros, como pipoca, torresmo, castanhas, e também os que apresentam muita fibra como manga, abacaxi, etc

Uma boa dica é fazer sucos, vitaminas ou saladas com as frutas.

Evite ao máximo, pirulitos chicletes, balinhas, gomas, etc.

Não morda lápis, canetas, grampos, cubos de gelo e tenha muita atenção ao mal hábito de roer as unhas.

Sensibilidade

É comum uma sensibilidade iniciar-se algumas horas após a ativação ou manutenção, com pico máximo em 24 horas e terminando em 3 dias. Neste período dê preferência a alimentos líquidos ou pastosos.

O nível de sensibilidade varia a cada paciente, mas se você estiver com uma sensibilidade mais forte eu recomendo algum analgésico como Lisador ou Advil a cada seis horas.

Se o aparelho estiver machucando a bochecha ou lábios, use a Cera ortodôntica fornecida (nos dentes do fundo um algodão pode funcionar melhor) e aplique a pomada Omcilon-A Orabase sobre a ferida. O melhor hora para esta aplicação é antes de dormir.

Será necessário o uso de protetores bucais para a prática de esportes de grande contato físico como artes marciais, futebol, etc.

O aparelho não mancha os dentes. Manchas no esmalte dental podem tanto ser originadas da formação dos mesmos antes de sua erupção, por fluorose ou antibióticos, ou devido à descalcificação por má higiene.

Duração do tratamento

A assiduidade no comparecimento,  nos dias e horários marcados, é fundamental para que o tempo de uso do aparelho seja conforme o planejado. Faltas e atrasos sempre prejudicam o tratamento fazendo-o estender, na maioria das vezes, muito além do previsto.

Você deve estar consciente de que após o período de uso do aparelho fixo haverá a segunda fase do tratamento, onde deverá usar como contenções um aparelho ou placa móvel superior e uma barra colada (um fio metálico) nos seis dentes inferiores. Essa segunda fase é mais tranquila e tem a finalidade de manter no lugar toda a correção que foi realizada na primeira fase da ortodontia.

Importante!!

  1.  Avise caso algum lugar das gengivas estejam inflamadas ou sangrando. Uma recomendação que faço para todos os meus pacientes é usar preventivamente o  Creme Dental Parodontax, substituindo o creme dental habitual em uma das escovações de duas a três vezes por semana. Em alguns casos pode ser necessária a prescrição de um enxaguante de efeito terapêutico para o controle da gengivite.
  2. Após ingerir alimentos ácidos espere de trinta a quarenta minutos antes de escovar.
  3. Evite cremes dentais clareadores, eles não funcionam e ainda podem aumentar a sua sensibilidade térmica pois são produtos mais abrasivos
  4. Com o aparelho, as escovas duram menos. Troque-as quando as cerdas perderem seu formato original.
  5. Quando estiver usando elásticos inter-maxilares (as borrachinhas que vão de uma arcada à outra), remova-os antes de escovar.

Espero que você tenha uma boa adaptação inicial ao aparelho e uma trajetória de sucesso no tratamento ortodôntico pois o seu cuidado é fundamental.

Conto com sua colaboração nessa tarefa conjunta!!

Um grande abraço,

Dr. Cristiano Belem

Deixe seu comentário

Comentar

By | 2018-02-23T01:21:00+00:00 19/10/2017|Manual do Paciente|