Saiba como é feito o implante dentário: Veja o passo a passo

Você sabe como é feito o implante dentário? Eu sei que não há nada pior do que ficar com o sorriso comprometido. Além de afetar a autoestima, a sua saúde também é prejudicada à longo prazo.

A ideia de fazer esse post veio das dúvidas que sempre escuto em meu consultório, sobre como acontece o processo do implante dentário. Explicarei em um passo a passo prático e simples para você! Veja.

Passo 1 – Preparação para a cirurgia

O primeiro passo de como é feito o implante dentário consiste em uma análise odontológica. Se você já perdeu o dente, o cirurgião-dentista analisará o local onde será colocado o implante para diagnosticar se não é necessário enxerto ósseo ou se não há problemas a serem tratados, por exemplo.

Nessa fase o seu dentista pode também solicitar alguns exames.

Passo 2 – Cirurgia

Com tudo em ordem, a próxima fase inclui a cirurgia para o implante dentário. É necessário um ambiente completamente equipado, com todos os aparatos para que o procedimento seja feito com o menor risco possível.

O cirurgião-dentista aplica a anestesia, que pode ser local ou por sedação. É realizada a extração do dente tido como condenado, caso esteja presente. O osso é perfurado e os parafusos ou os cilindros são implantados. Essa é a base para que as próteses fiquem firmadas e com o maior aspecto de naturais possível.

[eBook Gratuito] O Guia Completo Sobre Implantes Dentários

Todas as respostas para suas dúvidas sobre Implantes Dentários

Há algumas recomendações pós-operatórias e é importante que o paciente siga tudo conforme o planejado pelo dentista. Além de evitar infecções e hemorragias, o tempo programado para o implante é obedecido.

No caso de implante com carga imediata, o dentista já coloca um pilar e um dente provisório. Os implantes de carga imediata são muito usados nas áreas estéticas (dentes da frente) e em caso de próteses de arcada total sobre implantes, também conhecidas como prótese Protocolo.

Passo 3 – Reabertura

A reabertura para que os implantes dentários possam receber as próteses varia de paciente para paciente. É necessária uma cicatrização total da primeira cirurgia e, o organismo de cada um que dirá. Esse tempo pode levar de algumas semanas até seis meses.

Nessa fase o implante ficará mais exposto e o Pilar é instalado. Essa peça serve para ajudar na cicatrização do local e também para que o dente fique mais bem encaixado.

Passo 4 – Moldagem

Com a região já cicatrizada, o cirurgião-dentista precisa iniciar a moldagem para saber como será o novo dente. São considerados os formatos dos dentes do paciente, a cor, o formato da gengiva e outros aspectos que ele considera importante.

Passo 5 – Instalação da prótese

Com o novo dente já pronto, haverá um retorno para a sua instalação. O dentista usará a técnica de fixação que achar mais apropriada, como por exemplo, a cimentação (ou colagem) ou parafusos. O paciente pode voltar para casa com o sorriso reconstruído e manter os cuidados e higienes orientados pelo dentista.

Há diferença de como é feito o implante dentário para quem perdeu o dente há muito tempo?

O procedimento acima se encaixa em qualquer caso. Todos os passos de como é feito o implante dentário servem para quem fez a extração no mesmo dia do implante, , como para aquelas pessoas que já estão com o dente ausente há mais de três meses.

O que pode acontecer é a necessidade de um enxerto ósseo. No caso do implante imediato, o enxerto é para manter e estimular a formação de osso em volta do implante. Já no caso de osso atrófico, o enxerto serve para recuperar o osso perdido. Nesse último caso, é necessário fazer uma cirurgia alguns meses antes do implante. Por esse motivo é importante fazer o implante dentário o quanto antes.

Você já sabia como é feito o implante dentário? Conta para nós nos comentários o que achou do procedimento!

Deixe seu comentário

Comentar

By | 2017-11-28T16:08:44+00:00 28/11/2017|Implantes Dentários|